Mielotomografia Dinâmica Ultrarrápida
A mielotomografia (mieloTC) dinâmica ultrarrápida é uma técnica descrita no ano de 2015, envolvendo a rápida aquisição de imagens para um diagnóstico preciso. Veja abaixo os detalhes.
A mielotomografia (mieloTC) dinâmica ultrarrápida envolve os mesmos passos iniciais descritos para a mieloTC convencional, isso é, a punção lombar guiada por imagem e a injeção do meio de contraste intratecal (no espaço liquórico). Veja abaixo o diferencial desta técnica:
Qual o diferencial desta técnica?
Resolução temporal
A principal vantagem desta técnica em relação à mielotomografia convencional é a rápida aquisição da imagem no momento inicial de extravasamento do contraste pelo rasgo dural. Isso permite a detecção certeira do nÃvel da fÃstula, o que pode permitir terapias avançadas como patch de sangue ou cola ou mesmo correções cirúrgicas, que são impossÃveis quando não se sabe o nÃvel exato da alteração.
O que é feito de diferente?
Para garantir maior resolução temporal, alguns fatores são necessários:
1. Posicionamento
O posicionamento adequado é essencial para o sucesso dessa técnica.
​
É frequentemente considerada pelos(as) pacientes a parte mais chata do estudo, pois exige o decúbito de barriga para baixo ou de lado, com o peito e a cabeça mais baixos que a lombar e o quadril. Contamos com coxins para garantir o maior conforto possÃvel do(a) paciente antes do inÃcio da punção.
Veja exemplos de posicionamento para a mielotomografia dinâmica ultrarrápida


2. Aquisição de imagem precoce
A imagem é adquirida durante e logo após a injeção de contraste. Isso permite a visualização do contraste conforme ele escorre no sentido cranial do saco dural, a fim de flagrar o momento inicial de extravasamento.

3. Múltiplas aquisições
Podem ser necessárias múltiplas aquisições de imagem seguidas (habitualmente entre 2 e 4) até se identificar o ponto exato do extravasamento liquórico.
Veja como é possÃvel identificar o ponto exato da fÃstula liquórica, o que frequentemente não é possÃvel na mielotomografia convencional nem na ressonância magnética.

Para que serve?
A mielotomografia dinâmica ultrarrápida serve para a identificação exata do ponto de extravasamento liquórico (fÃstula liquórica) para o espaço epidural em pacientes com sinais de fÃstulas de alto débito, ou seja, aquelas que se associam a coleções lÃquidas epidurais que podem ser vistas à ressonância magnética ou à mielotomografia convencional.
Quanto custa uma mielotomografia?
A mielotomografia realizada por nossa equipe custa a partir de R$ 3.111,00, incluindo honorários médicos. O valor varia de acordo com o hospital de preferência. O exame/procedimento pode também ser realizado pelo convênio. Agende pelos números abaixo.